O desejo do coração de Deus é o de congregar a todos nós no amor de seu Filho Jesus. Para tanto, Ele dispensou a nós os cuidados de uma terna mãe a quem, hoje, proclamamos com o título de Senhora do Rosário, ou Senhora da coroa de flores, pois rosário significa coroa de flores. Nossas ave-Marias rezadas com fé são flores oferecidas a nossa Mãe a fim de que nos conceda a graça de amarmos seu Filho acima de tudo! Assim como Maria permanecia unida com os Apóstolos, em comum oração, desde o tempo das primeiras comunidades, ela continua em nossa companhia, fazendo-nos compreender que Deus faz maravilhas e que o tempo todo nossa vida deve ser engrandecer o seu nome para sempre.
Do diálogo amoroso e sincero com o anjo enviado por Deus, Gabriel, Maria coloca-se à disposição do Senhor com a confiança de quem se entrega, por amor, ao amor de Deus. Não se incha de orgulho ou se envaidece, mas humildemente torna-se corredentora da humanidade por permitir que em si a obra de Deus gerasse frutos de salvação para toda a humanidade
O Espírito Santo quer continuar a obra que o Senhor começou e quer confirmar na Igreja de Cristo que somos nós, o mistério amoroso da presença do próprio Cristo. Confiemos nossa vida ao Senhor e, ajudados pela terna Mãe e Senhora do Rosário, contemplemos o coração Sagrado do seu Filho e repitamos com fé: Senhor, manso e humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao vosso.
QUESTÃO NORTEADORA: (para ser respondida mais com o coração e a vida do que com a razão e o pensamento)
Confio na maternal proteção da Virgem Maria e procuro fazer em tudo a vontade de seu Filho, Jesus?
ORAÇÃO À NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO.
Ó Maria, Virgem do Santo Rosário, minha Mãe querida e auxílio sempre oportuno, a vós me dirijo suplicando que eu pratique a devoção do Rosário com espírito de fé e caridade, a fim de que eu seja digno das promessas de Cristo e, por meio do meu testemunho de oração, seja sinal de esperança e luz neste mundo envolto em tantos males. Vos suplico pela paz no mundo, pela Igreja, pelas famílias, pelos marginalizados e excluídos e por todos aqueles que se encontram neste momento precisando de força e coragem diante dos desafios da vida. Vos agradeço pelas graças alcançadas por meio da preciosa oração do Rosário e pela vossa presença constante em minha jornada. Recebei o pedido que confiante vos faço neste momento e apresentai-o ao vosso Divino Filho, amém.
Diác. Robson Adriano F. D. e Silva