"Jovens, comprometidos com o projeto de Cristo, chamados a assumir sua vocação e missão na Igreja"
Nesse terceiro dia da novena em honra ao Sagrado Coração de Jesus, cuja temática central foi a juventude, contamos com a participação especial da Paróquia Nossa Senhora da Glória, de Passagem de Mariana, que abrilhantou a festividade.
A celebração foi presidida pelo padre Geraldo Martins, atual pároco da supracitada comunidade, mas que acolhe a missão de auxiliar a diocese de Humaitá, no estado do Amazonas, por um período de 4 meses.
Em sua homilia, o pe. Geraldo Martins nos convida a refletir sobre o protagonismo e a pluralidade juvenil, libertando-nos de qualquer preconceito. Em suas palavras, “a Igreja nos conclama a voltar a nossa ação evangelizadora para a juventude”. Nesse sentido, a Arquidiocese de Mariana e também a Paróquia Sagrado Coração de Jesus estabeleceu o compromisso de trabalhar a periferia da juventude, que muitas vezes é esquecida, ignorada e mal interpretada. É providencial refletirmos, na novena do Coração de Jesus, no dia em que a Igreja faz memória ao patrono da Juventude, São Luís Gonzaga, o olhar para a juventude, inspirados no Cristo Jovem (Exortação Apostólica Christus Vivit). A partir disto, “nós somos chamados a uma verdadeira conversão a favor dos jovens”.
O padre Geraldo deixa uma bela mensagem para nossos jovens:
“O coração de Jesus sempre nos remete ao amor e à mansidão e nós percebemos, hoje, que nossa juventude sofre de todo tipo de violência. Por isso, evocar o coração de Jesus, como fonte do amor e da mansidão, é pedir a sua proteção também para os jovens, a fim de que eles, inspirados no coração de Jesus, façam do amor e da mansidão a grande meta de sua vida. A Igreja hoje tem um grande desafio, fazer com que o evangelho chegue ao coração dos jovens e transforme essa juventude em uma juventude apaixonada por Jesus Cristo. O Papa Francisco, no documento pós-sinodal, vai lembrar essas verdades, que Deus ama os jovens e que Cristo vive e Cristo salva. São as verdades que devem motivar a vida de toda a juventude. O meu desejo é esse, que nossos jovens descubram cada vez mais, que só em Jesus há razão para viver”.
Iluminados pelas palavras inspiradoras, pedimos ao Pai que nos ajude na conversão em favor dos jovens.
Com muita alegria, agradecemos a participação de todos os paroquianos da Paróquia Nossa Senhora da Glória e, de modo especial, ao padre Geraldo Martins. Que o Sagrado Coração de Jesus o ilumine e o fortaleça em sua nova missão.
Victor Souza