(uma proposta para você fazer, com antecedência, um exame de consciência a respeito dos pecados cometidos e, depois, fazer uma boa confissão)
A confissão é a oportunidade de pedir o perdão sacramental a Deus e de receber a sua misericórdia. Antes de se confessar, reserve uns momentos de silêncio para refletir no que você fez de errado; no que possa ter prejudicado outras pessoas, e no que você pode fazer para se tornar um cristão melhor.
Uma confissão sincera permite a renovação do coração e a sua abertura à graça de Deus. Aproveite. Reconcilia com o Senhor, o tempo é agora! ...
Antes, faça silêncio em seu coração, pede, em suas orações, as luzes do Espírito Santo para enxergar os seus próprios pecados e, contrito, deles se arrependa para buscar o perdão de Deus, para “voltar à Casa do Pai” ...
A partir dos mandamentos da Lei de Deus e da Igreja, reflita:
- Neguei ou abandonei a minha fé católica? Tenho a preocupação de conhecê-la melhor? Recusei-me a defender a minha fé ou fiquei envergonhado dela? Existe algum aspecto da minha fé que eu ainda não aceito? Sou de criticar, com sentimentos ruins no coração, a Igreja, os seus pastores, a sua evangelizadora? Tenho, verdadeiramente, amado a Deus sobre todas as coisas?
- Disse o nome de Deus em vão? Coloquei a minha confiança em adivinhos, horóscopos, amuletos...? Manifestei falta de respeito pelas pessoas, falta de respeito pelos lugares ou pelas coisas santas?
- Faltei voluntariamente, porque quis, sem justificativas, à Missa nos domingos ou nos dias de preceito?
- Recebi a Sagrada Comunhão tendo algum pecado grave, não confessado? Recebi a Comunhão sem a devida reverência, sem fé, sem respeito...?
- Fui em relação aos outros: impaciente? Fiquei irritado? Fui invejoso? Guardei ressentimentos ou relutei em perdoar? Fui violento com palavras, com ações?
- Pratiquei, colaborei ou mesmo encorajei alguém a fazer um aborto? Agi contra a minha própria vida ou contra a vida de outras pessoas?
- Tive ódio em meu coração contra as pessoas? Olhei os outros com desprezo? Fiz juízos temerários? Falei mal dos outros, transformando o assunto em fofoca?
- Abusei de bebidas alcoólicas? Usei drogas? Usei de meus recursos, aplicando-os em jogos de azar, me endividando, comprometendo, com isso, minha família e outras pessoas?
- Como tenho vivido a minha sexualidade? Cedi à pornografia, cometendo pecados ligados à sexualidade humana? Se sou solteiro, tenho vida sexual ativa? Se sou casado, tenho amado o meu cônjuge, vivido com fidelidade e dedicação o meu matrimônio? Coloco meu casamento em primeiro lugar? E os meus filhos: Tenho cuidado deles, sendo um bom pai ou uma boa mãe? Como filho e filha, tenho compreensão, paciência e manifesto amor em relação aos meus pais? Procuro ouvi-los e ser-lhes obediente? Ajudo em casa, para que a família possa levar a bom termo a sua missão?
- Sou reto e justo em relação às pessoas, cumpro com responsabilidade minhas obrigações? Empenho-me em meu trabalho, em ser honesto e em me dedicar como convém?
- Fui orgulhoso ou egoísta em meus pensamentos e ações? Deixei de ajudar os pobres e os necessitados? Gastei dinheiro com o meu conforto e luxo pessoal, esquecendo as minhas responsabilidades para com os outros, para com a minha família e para com a Igreja, no compromisso com o meu dízimo?
- Disse mentiras? Prejudiquei outras pessoas? Roubei ou enganei pessoas para levar vantagens, para explorar delas?
- Cedi à preguiça? Preferi a comodidade ao invés de me colocar a serviço, com os dons que Deus me deu, me omitindo de fazer o bem?
- Descuidei de me aproximar de Deus pela vida orante e sacramental, pela escuta e vivência da Palavra de Deus? Estou “relaxado” na vivência de minha fé? Tenho participado, regularmente, ou não, das Missas e das iniciativas da minha comunidade?
- Com o meu exemplo e a minha palavra, tenho aproximado as pessoas de Deus, motivando-as à vivência da fé ou o meu contratestemunho é motivo de afastamento delas?
- Preservo a natureza, sou cuidador dos bens da terra, da natureza, entendo que tudo está interligado? Dou a minha contribuição para vencer os desafios socioambientais em vista de um mundo melhor para todos?
- De que outros pecados me recordo e desejo confessá-los para receber o perdão de Deus...
Paróquia Sagrado Coração de Jesus
Mariana - MG