“No Coração de Jesus, fonte inesgotável de amor, solidarizemo-nos com os pobres, doentes e desprezados pela sociedade.”
Após nove dias de orações, reflexões e de alimento espiritual chega o dia de júbilo, o dia dedicado ao Sagrado Coração de Jesus. As festividades iniciadas no final da tarde, do dia 28/06, demonstraram a fé de centenas de pessoas que se concentraram na Pracinha do Barro Preto e caminharam em procissão, com a imagem do Sagrado Coração de Jesus, pelas ruas da cidade, perpassando por casas enfeitadas até a igreja matriz, na Colina. Um belo ato público de fé.
Devotos lotaram a matriz e, com cânticos e orações, louvaram ao Sagrado Coração de Jesus, numa linda celebração presidida por Pe. Geraldo Barbosa e concelebrada por Pe Enzo dos Santos e pelos diáconos Robson Silva e Vicente Sampaio. Crianças, jovens e adultos agradeceram as bênçãos recebidas e renderam graças a Deus, e a PASCOM conversou com alguns deles:
O Sr. José Luiz Gonçalves, que participa dessa festa há mais de vinte anos, relata que, a cada ano que acompanha a novena, cresce um pouco mais na fé e na devoção. Clarice Ferreira, uma doce criança, disse que sente Deus mais perto do seu coração. A Sra. Maria Soares se emocionou ao dizer que sente muita alegria e paz, que isso alimenta a fé, o carinho e a amizade entre as pessoas. O jovem Pedro Vasconcelos diz que se sentiu honrado em coroar a imagem do Sagrado Coração de Jesus, em uma homenagem que contou com a participação de vários jovens. Ele descreve a emoção, muito grande, que sentiu em um momento especial e desafiador, em que a Igreja busca por mais jovens para trabalhar nas comunidades. Declara ainda que são nessas ações singelas na igreja que se promovem o fortalecimento e engrandecimento na fé, que ajudam a enfrentar os momentos difíceis da vida.
A Pascom também traz uma mensagem do coordenador da liturgia, Victor Souza, que nos diz que esse tempo de orações “é uma oportunidade muito bela de reflexões para nós da paróquia, especialmente agentes da liturgia que atuam nos preparativos para as celebrações. Ao longo de meses, a gente vai preparando este momento e é maravilhoso quando a gente chega nesta solenidade e revê esta caminhada feita ao longo dos nove dias, para hoje ter a igreja tão participativa, as comunidades presentes. Podemos presenciar as comunidades numa demonstração de irmandade, que caminham juntas dentro deste Coração maravilhoso de Nosso Senhor Jesus Cristo. Então, nós membros da equipe de liturgia agradecemos imensamente aos coordenadores de comunidades que se empenharam juntos na realização dessa festividade. Agradecemos também à coordenação paroquial de pastoral que se dedica, para termos todo sucesso na festa em honra ao padroeiro. Enfim, deixamos o nosso agradecimento a toda comunidade que se envolveu e participou com muita fé.”
Para fechar, trazemos aos devotos a palavra do diácono Robson Silva que frisa que “a Solenidade ao Sagrado Coração de Jesus é sempre uma oportunidade única de expressar nossa fé à misericórdia do Coração de Nosso Senhor Jesus Cristo, que durante o tempo inteiro da vida dele manifestou o amor do Pai. Toda nossa devoção a esse Sagrado Coração é para que a gente, em primeiro lugar, agradeça a Deus o dom da vida do Filho Dele, Jesus Cristo, doada a nós, bem como uma oportunidade de pedir a Deus que renove o nosso coração ao exemplo do Sagrado Coração do Filho Dele. Por isso, a gente não se cansa de dizer hoje e sempre, Sagrado Coração de Jesus, nós temos confiança em vós! Fazei o nosso coração semelhante ao Vosso!Que nesta festa bonita do Sagrado Coração de Jesus, cada um de nós se abra ainda mais à misericórdia que vem do Coração de Jesus porque Ele vem trazendo bênçãos e graças da parte de Deus e quer renovar, com o Espírito Santo, a nossa própria vida.”
VIVA O SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS!
Isânia Silva Santos