No último sábado, dia 20 de julho, na Comunidade Nossa Senhora das Graças, sete candidatos, das comunidades Nossa Senhora das Graças, Santa Cruz e Nossa Senhora de Fátima foram instituídos ministros da Palavra.
Depois de serem recomendados pelo Conselho Comunitário de Pastoral e acolherem o convite, os candidatos passaram por um processo de formação. As formações foram realizadas semanalmente, ocasião em que foram abordados temas como o serviço ministerial, liturgia (da Palavra e Eucarística), atuação do ministro da Palavra nas celebrações e na vida quotidiana.
O rito da investidura configura o momento em que tais pessoas assumem, diante de toda a assembleia, o compromisso de zelar pela correta proclamação da Palavra de Deus, animar os grupos de reflexão, fazer a leitura orante da Bíblia, conduzir a oração do Ofício Divino das Comunidades e, se necessário, na ausência de um ministro ordenado, presidir a celebração da Palavra. Ao final do rito, receberam a provisão da Arquidiocese de Mariana, que os autoriza a exercerem o ministério na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, por um período de três anos.
Rezemos para que estes novos ministros tenham o ânimo que emana do Coração Sagrado de Jesus e “possam exercer dignamente o ministério que ora lhes é confiado, sendo porta-vozes de Deus para que a mensagem da salvação chegue a todos os seus destinatários”.
Victor Souza
Foto: Reginaldo