Entre os dias 1º e 15 de agosto, a Comunidade de Nossa Senhora da Lapa, e todos os devotos de outras comunidades e paróquias, reuniram-se no Santuário de Nossa Senhora da Lapa, em Antônio Pereira, para celebrarem o Jubileu em honra à querida mãe.
Foram 15 dias de orações, graças, bênçãos e alegrias. Era visível o carinho, o afeto e a fé das pessoas que por lá passaram. Na quinta-feira feira, 15/08, dia festivo, inúmeros fiéis chegaram bem cedo ao Santuário para participarem da primeira celebração eucarística, às 8:30h, presidida pelo nosso pároco, padre Geraldo Barbosa, e concelebrada pelo diácono Pedro, de Ouro Preto.
Às 11h, os presentes participaram da Celebração Solene, presidida pelo padre Rosemberg, que animou a multidão, com belas palavras, cantigas e alegria.
Às 14h, houve a terceira Celebração Eucarística desse dia de festa, presidida por padre Euder Canuto, com participação especial do Seminário de Filosofia da Arquidiocese de Mariana. Após a celebração, "um mar de gente" seguiu em procissão até a Igreja de Nossa Senhora das Mercês, na localidade.
Às 18h30, houve mais uma procissão, subindo com a imagem de Nossa Senhora da Lapa para o Santuário, e em seguida os presentes participaram da celebração de encerramento das festividades de 2019, presidida pelo Padre Adilson Luiz.
Ao final da celebração, toda a comunidade, juntamente com o CCP (Conselho Comunitário de Pastoral) e os agentes de pastorais foram enviados em missão, em consonância com o tema central desse jubileu, “Com Maria somos escolhidos e enviados em missão".
O CCP agradece a todos os padres, diáconos e seminaristas que celebraram o Jubileu de Nossa Senhora da Lapa, durante todos esses dias. Também às comunidades que se fizeram presentes e ajudaram a celebrar, à equipe de liturgia, que se empenhou ao máximo na preparação das celebrações, à coordenação do CCP, à Corporação Musical de Nossa Senhora da Lapa, e a todas as pessoas que, de alguma forma, contribuíram para que o Jubileu acontecesse. Muito obrigado! Que Maria, a Senhora da Lapa, interceda pela vida de todos nós!
Laila Fernanda
Foto: Fernando Detoni Araújo