“Amar o próximo é amar a Deus, viver na luz, estarmos unidos no dinamismo da fé e do amor.”
A Comunidade Santa Cruz do Barro Preto viveu, do dia primeiro ao dia quatorze de setembro, momentos únicos. Momentos de bênçãos e de graças. Jesus, que enviou os discípulos dois a dois a evangelizar, nestes dias também, em nossa comunidade, nos chamou e nos enviou, e demos nosso sim para a importante missão de falar de Deus, de agir e sentir como o próprio Jesus sentia, através das visitas missionárias nas casas dos irmãos carentes, idosos, sedentos de visita, de carinho e de ouvir a Palavra de Deus, que salva, cura e liberta.
E à noite, quanta alegria nos Estudos Orantes da Palavra, com o amoroso Padre Luís Faustino que, com simplicidade e clareza, nos mostrou que o céu começa aqui mesmo, hoje, quando colocamos Deus em primeiro lugar na nossa vida.
E sempre encontrando os irmãos, nos unimos também em oração com o Terço dos Homens, Grupos de Reflexão, Jovens da Crisma, Celebrações Eucarísticas e da Palavra, com nossos amados diáconos Robson e Vicente.
E assim celebramos o Tríduo Festivo, com os temas baseados na Primeira Carta de São João: 1º dia-“Caminhar na luz...” Comunidade Nossa Senhora do Rosário, Pe. Viegas; 2º dia-“Viver como filhos de Deus...” Comunidade Nossa Senhora da Lapa; 3º dia-“O Amor e a fé...” Movimentos Sociais e Pastoral Afro. E por fim, no dia 14 de setembro – SÁBADO FESTIVO em que celebramos a EXALTAÇÃO DA SANTA CRUZ , com o tema “VER NO AMOR A DOR DO CRUCIFICADO.”
Que alegria! Que festa linda, que teve seu início com a procissão, saindo da casa da nossa querida irmã Fátima, da Comunidade São Geraldo, em caminhada para nossa Igreja de Santa Cruz, com os fiéis cantando, rezando, os jovens com tanto zelo carregando a cruz, símbolo da nossa salvação. Tudo isto com a animação do nosso pároco abençoado, Padre Geraldo Barbosa. E esta alegria transbordou ao chegarmos à Igreja cantando “No peito eu levo uma cruz, no meu coração o que disse Jesus.” (...) “Vitória, tu reinarás, ó Cruz tu nos salvarás.”
Esse dia festivo, culminou com a Celebração Eucarística, com muita demonstração de fé, amor, caminho, luz...E o céu desceu e os anjos cantaram com a igreja, e Nossa Senhora feliz em ver seu Filho Salvador sendo amado sorria e aplaudia, e a nossa irmã Cláudia, de Bento Rodrigues encantou a todos numa homenagem singela a Jesus através da Santa Cruz.
Pensam que acabou? Claro que não! ... A alegria continuou numa confraternização com quitutes deliciosos, na Sede da Associação, onde vivenciamos a fraternidade, doação, fazendo-nos portadores da paz, da fé e do amor. Agradecemos às comunidades, presbíteros e fiéis pela participação fervorosa em nossa festa. Deus abençoe a todos!
Vângela Naegel