Neste ano de 2020, iniciamos a celebração da Semana Santa de um modo diferente. Devido à pandemia do Covid 19, nós, cristãos católicos, acompanharemos as celebrações pela TV ou pelas redes sociais. Por não participarmos presencialmente dos ritos litúrgicos, não deixaremos de acreditar que Jesus alimentou uma multidão de mais de 5000 homens, andou sobre as águas, fez o paralítico andar, o cego ver e, entre tantos outros milagres, doou-se por nós na cruz e ressuscitou, fazendo novas todas as coisas.
O fato de termos que nos adaptar ao isolamento social permite que utilizemos os recursos tecnológicos como meios para alimentar e fortalecer a nossa fé. Nesse tempo de provação, adaptamos os nossos lares para fazer memória da paixão, morte e ressurreição de Cristo. Quantas pessoas colocaram seus ramos nas portas ou janelas de suas casas? Quantas prepararam um altar em um lugarzinho de suas casas para manifestar sua fé, como se assim quisessem dizer “ quando Jesus passar, eu quero estar no meu lugar”?
Também nos fortalece e nos une o zelo com que a Igreja organiza as celebrações, sentimo-nos acolhidos por Deus e pelos irmãos na igreja doméstica que cada um edificou em seu lar e em seu coração. Celebremos a Semana Santa com devoção, amor e fé , rogando a Deus pelo fim da pandemia, pela saúde e felicidade de todos.
Nas fotos, o pároco padre Geraldo Barbosa preside a Celebração do Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor.
Texto: PASCOM
Fotos: Carolina( Jornal Panfletus)