“Pai Nosso”
Is 55,10-11; Sl 33; Mt 6,7-15.
1. Preparo para me colocar na presença de Deus e para ouvir o que Ele tem a me dizer:
- Faça silêncio, por alguns instantes. Prepare-se para entrar em oração, entregue as suas preocupações ao Senhor.
2. O que diz a Palavra de Deus para mim?
- O Pai Nosso é a invocação mais sublime de Deus, oração ensinada pelo próprio salvador, Jesus, o Filho de Deus.
- Pai Nosso: é o primeiro grito que brota do coração humano quando este vive habitado pela fé em Deus e por uma confiança plena em seu amor criador.
- Santificado seja o vosso nome: esta petição é a alma de toda esta oração de Jesus, sua aspiração suprema.
- Venha a nós o vosso reino: que não reinem no mundo a violência e o ódio destruidor, mas que reinem Deus, sua justiça e seu amor.
- Seja feita a vossa vontade: que ela não encontre tanto obstáculo e resistência em nós.
- O pão nosso de cada dia nos dai hoje: o pão é aquilo que necessitamos para viver de maneira digna. Não só nós, mas todos os homens e mulheres da terra.
- Perdoai nossas ofensas: O mundo precisa do perdão de Deus. Nós, seres humanos, só podemos viver pedindo perdão e perdoando.
- Não nos deixeis cair na tentação: Outra tradução diz “não nos deixeis sucumbir à prova final”, uma vez que não se trata das pequenas tentações de cada dia, mas da grande tentação de abandonar a Deus, de esquecer o Evangelho de Jesus e de seguir um caminho errado e de perdição.
- Como tenho rezado a Deus, da boca pra fora, ou com uma oração que nasce do interior, tradutora da minha fé e do amor que experencio de Deus em minha vida? Como tenho rezado o Pai Nosso? O que essa oração hoje diz à minha vida?
3. Reze à luz dessa Palavra:
- São Mateus introduz o “Pai-nosso” no “Sermão da Montanha”, precedido por alguns ensinamentos de Jesus sobre o modo de rezar: não rezar como os pagãos, que julgam dever usar muitas palavras para atrair a atenção ou a benevolência das suas divindades (v. 7); Deus, nosso Pai, está sempre atento a cada um de nós e conhece aquilo de que precisamos (v. 8). Mais do que falar muito, é preciso ter, diante d ' Ele, uma atitude de filho e de filha. Jesus ensina-nos a chamá-Lo abbá, isto é, pai, paizinho, introduzindo-nos na intimidade da comunhão que existe entre Ele e o Pai.
- Reza, confiante, esta oração, como o Senhor nos ensinou, reza com amor e fé, bem devagar, saboreando cada palavra: Pai Nosso...
4. Da contemplação para a ação:
- Peçamos a Jesus Cristo que nos ensine a repetir o “Pai nosso” com o seu próprio Coração, para que cresça em nós, dia após dia, o amor filial e confiante para com o nosso Pai celeste e, com a oração, cresça em nós a caridade e a capacidade de nos perdoar sempre. Então, a nossa terra será fecunda, dará novos frutos, dará o pão da misericórdia para saciar a fome de todos os homens.
Oração
Jesus, Tu és a Palavra feita carne, a palavra eficaz, enviada pelo Pai à terra
e que a Ele voltas depois de teres realizado o seu Projeto de amor e salvação em favor da humanidade.
Por isso, as tuas palavras estão carregadas de extraordinário poder.
Tu nos ensinas a dizer: “Pai-Nosso”.
Infunde em nós o teu Espírito Santo, para que o digamos com os sentimentos e as disposições que tinhas no teu próprio Coração.
Aumenta em nós o amor filial e confiante no Pai,
e o amor generoso e cheio de compreensão e misericórdia para com os irmãos e irmãs.
Que a tua palavra fecunde o nosso coração árido e o faça produzir frutos de vida nova,
o pão do amor, da compaixão e do perdão e
que sacie todos quantos encontrarmos nos caminhos da vida.
Amém.
- Faça as anotações sobre o que foi mais significativo para você, na sua oração hoje.
Pe. Marcelo Moreira Santiago