Esse domingo é também celebrado como o Domingo da Divina Misericórdia. Dai graças ao Senhor porque Ele é bom! “Eterna é a sua misericórdia” (Sl 117). Deus é misericordioso para conosco, também o sejamos para com nossos irmãos e irmãs.
- A liturgia deste domingo continua a celebrar a Boa notícia da vitória de Jesus sobre a morte. Ela nos convida especialmente a olhar para a comunidade nascida de Jesus. Garante que Jesus está no meio dela, caminha com ela, dá-lhe a força para vencer as crises e os desafios que lhe dificultam a caminhada. É a partir da comunidade cristã que Jesus continua a oferecer ao mundo e aos homens e mulheres, em cada passo da história, a sua proposta salvadora e libertadora.
- A primeira leitura nos mostra como a comunidade cristã de Jerusalém vivia e testemunhava a sua fé. A união, o amor fraterno, o estilo de vida daqueles homens e mulheres, suscitavam admiração, provocavam simpatia e levavam à adesão. A vida nova recebida de Jesus aparecia especialmente em gestos concretos de cura e de cuidado com os doentes e frágeis. Dessa forma, a comunidade continuava a obra libertadora de Jesus.
- Na segunda leitura João apresenta aos cristãos perseguidos a visão do “Filho do Homem”. Trata-se de Jesus ressuscitado, o princípio e o fim de todas as coisas, aquele que derrotou a morte e tudo o que a ela está ligado. Ele está com a sua Igreja e caminha com ela pelos caminhos da história. É n’Ele que a comunidade encontra a força para caminhar e para vencer as forças que se opõem à vida nova de Deus.
- O Evangelho apresenta a comunidade da Nova Aliança, nascida da atividade criadora e vivificadora de Jesus. É uma comunidade que se reúne à volta de Jesus ressuscitado, que recebe d’Ele Vida, que é animada pelo Seu Espírito e que dá testemunho no mundo da Vida nova de Deus. Quem quiser “ver” e “tocar” Jesus ressuscitado, deve procurá-lo no meio dessa comunidade que d’Ele nasceu e que d’Ele vive.
Sou acolhedor da vida nova que Jesus veio trazer? Tenho colocado meus dons e bens a serviço da vida, em favor dos mais necessitados e frágeis? Em meio aos tormentos e provações da vida, encontro esperança em Jesus Ressuscitado? Sou resistente à fé, me identificando com Tomé? Reconheço que Deus é misericordioso para comigo e que eu também devo agir com misericórdia para com meus irmãos e irmãs? Em que mais a Palavra de Deus me ajuda hoje? ...
Deus fiel,
nós Te damos graças pelo Espírito que Jesus insuflou
nos teus Apóstolos e que também nos é dado
pelo batismo e pela confirmação,
para que tenhamos a vida.
Nós Te pedimos por todo o Povo cristão:
fortifica a nossa fé em Jesus.
Que pelas nossas palavras e atos
saibamos testemunhar que Ele está vivo
no meio de nós.
Amém.
Pe. Marcelo Moreira Santiago