A Igreja nascente em Atos dos Apóstolos nos dá testemunho da força do Espírito Santo que concedeu aos Apóstolos e discípulos da primeira hora firmeza de coração e espírito de abertura para acolherem os planos de Deus. Edificada na fé dos Apóstolos, essa Igreja nascente, foi amparada pelo Espírito que suscitou homens bons, cheios do Espírito e de muita fé. Dedicaram-se com afinco à pregação da Boa Nova, estando sempre com eles a mão do Senhor.
A Palavra de hoje nos relata que pela primeira vez os apóstolos e discípulos de Cristo, seguidores do caminho, foram chamados de cristãos. Diferentemente dos judeus, que duvidavam do messianismo de Cristo, os cristãos não só não duvidaram como depositaram toda a sua confiança no nome daquele que é Senhor e mais ainda em suas obras maravilhosas que testemunharam por si mesmas a grandeza do Reino de Deus.
Dentre todos os cristãos, porém, dois se destacam em termos de fidelidade ao Senhor e entrega à sua vontade: Maria Santíssima e seu esposo São José, homem justo e bom que andava com Deus. Hoje rendemos graças a Deus pelos méritos da Virgem Maria, a primeira Cristã que gerou em seu ventre o filho de Deus. Nossa Senhora de Fátima, rogai por nós.
QUESTÕES NORTEADORAS: (para serem respondidas mais com o coração e a vida do que com a razão e o pensamento)
ORAÇÃO: Ó Deus, luz perfeita dos bem-aventurados, que nos concedeis celebrar aqui na terra os mistérios pascais e na alegria do Cristo ressuscitado podermos ser chamados de cristãos, vossa mão esteja sempre conosco e a Mãe de vosso Filho seja sempre respeitada entre nós e amada pelos seus méritos, por Cristo Nosso Senhor. Amém.
Diác. Robson Adriano