Cristo não mascara as exigências do seguimento a Ele, e mantem-se fiel à verdade da Boa Nova: virá a hora em que aquele que vos matar julgará estar prestando culto a Deus! Mas esta dura exigência, de passar pelo sofrimento por causa do seu Reino, vem acompanhada de um conforto para a alma, refrigério para o espírito e ânimo que não se deixa abater: Ele nos promete enviar um Defensor, aquele que procedendo do Pai, como o próprio Cristo, dar-nos-á testemunho do próprio Cristo e nos confirmará em sua verdade.
É assim que de fato compreendemos que o Senhor ama seu povo, coroando de vitória os seus humildes.
Aqueles que não conhecerem o Pai nem o seu Filho, e não reconhecerem as dádivas de seu amor, não compreenderão a vida daqueles que, também por amor, devotam suas vidas a viverem segundo os desígnios de Deus. A vida de quem vive na luz e procuram viver segundo a verdade do amor, incomoda as trevas de quem vive na ignorância e no erro.
O Defensor virá para fazer-nos teófilos, amigos de Deus, a fim de não esmorecermos na fé, e não abandonarmos o caminho da verdade. Isto aconteceu com Lídia, que acreditando em Deus, escutando atenciosamente a Palavra a ela anunciada pelos Apóstolos, deixou-se batizar insistido em acolher e fazer pousar em sua casa os enviados do Senhor.
Não desanimemos nem fechemos o coração!
QUESTÕES NORTEADORAS: (para serem respondidas mais com o coração e a vida do que com a razão e o pensamento)
Peça a Deus a graça de sempre ser aberto a amizade com Ele, fazendo-se dócil à ação do Espírito Santo.
ORAÇÃO: Ó Deus, que nos cativais, em vosso filho, para a intimidade convosco, permiti que vosso Espírito sempre nos conquiste para a Boa Nova de vosso Filho, dando-nos discernimento, coragem no seguimento e fé. Amém.
Diác. Robson Adriano