Crer em Deus não é apenas uma atitude de convicção, pautada numa aceitação racional daquilo que acreditamos. A fé, muito mais do que o assentimento da razão, é a abertura do coração para a alegria da certeza de não estarmos sós, na alegria ou na tristeza, na saúde ou na doença... e mais ainda nas tribulações, dificuldades e perseguições.
Somente essa conversão do coração, pode nos garantir os afetos ordenados para o Senhor a ponto de suportar muitos sofrimentos como a primeira leitura hoje nos apresenta os sofrimentos e perseguições de Paulo e Silas. Não era uma convicção, ou uma certeza racional que movia os dois, ao menos não apenas isto, mas um coração cativo da graça de Deus e conquistado pelo verdadeiro amor.
Quando o coração é tocado pela graça, vivemos de tal modo nossa fé, que atraímos para Deus aqueles e aquelas que, pelo testemunho de nossa fidelidade a Ele, também desejam sinceramente a salvação, como o carcereiro e toda a família apresentados na leitura de hoje que foram batizados porque creram a partir do testemunho dos Apóstolos.
E o único que pode nos ordenar os afetos, o único que pode nos conquistar para Deus, o único que pode conquistar mais nosso coração do que nossa mente é o Espírito Santo. Por isso o Senhor insiste que sua premente partida para junto do Pai não deverá ser interpretada pelos Apóstolos como despedida ou tristeza, mas a oportunidade de nos ser enviado o Defensor, que nos atualizará na obra de Cristo e conquistará de vez nosso coração.
É por isso que com alegria agradecemos ao Senhor pelo seu imenso amor e pela sua verdade que nos orienta e conduz, fazendo por nós muito mais que prometeu. Sua bondade é, deverás, para sempre!
QUESTÕES NORTEADORAS: (para serem respondidas mais com o coração e a vida do que com a razão e o pensamento)
ORAÇÃO: Ó Deus, que nos cativais, em vosso Filho, para a intimidade convosco, permiti que vosso Espírito sempre nos conquiste para a Boa Nova de vosso Filho, fazendo-nos crer com um coração cativo mais do que com uma mente inteligente. Amém.
Diác. Robson Adriano