O respeito aos antepassados e à família é um dos fundamentos do povo de Deus. Jacó consegue ser fiel ao Senhor e consegue morrer em paz com sua família reunida e ainda tem a oportunidade de dar suas últimas instruções a seus filhos. A partir de seu sepultamento, a história do povo, que agora ganha o nome de Jacó - Israel, segue com a acolhida e o perdão de José aos seus irmãos.
José se demonstra um verdadeiro patriarca e depositário das promessas de Deus. Ele reconhece que os acontecimentos ruins não definiram seu destino, pelo contrário, o Senhor foi generoso e bondoso. Este grande homem nos ensina que o amor e a misericórdia divinas são a razão para sermos felizes e não procurarmos vingança.
Jesus no Evangelho de hoje continua dando instruções claras aos seus discípulos. Ele nos recorda de que vamos ter muitos desafios na missão enfrentando calúnias e perseguições. Mas é preciso ter coragem, nem mesmo a morte é o pior que pode acontecer em nossas vidas. O pecado, a morte da alma é o que devemos ter medo.
Deus é bondoso e cuida de nós, mesmo que neste mundo haja muitos sofrimentos. Cristo garante aos que confiam nele a defesa quando morrermos. Tenhamos sempre mais confiança no Senhor!
Para refletir: Tenho conseguido perceber minha história também marcada pela misericórdia de Deus? Como está minha confiança no amor e proteção de Deus?
Pe. Thiago José Gomes