O “maior nascido de mulher” morreu mártir por ter censurado a Herodes Agripa pela sua conduta desonesta e imoral. Ele foi vítima da fé e da missão que exerceu. O sangue de João Batista sela o seu testemunho em favor de Jesus. De fato, com a sua morte, ele completou a missão de precursor.
- A primeira leitura, da profecia de Jeremias, evidencia, particularmente, a coragem do profeta em dizer tudo; a sua fortaleza para resistir à prepotência dos poderosos e a sua fé, isto é, a certeza de vencer em nome do Senhor. São qualidades típicas dos verdadeiros profetas, aqui, hoje, aplicadas a João Batista, na celebração de seu martírio. A nós, pelo Batismo, é confiada a missão de ser profetas, no seguimento de Jesus. A promessa de Deus “Eu estou contigo para te defender” (v.19) nos dá coragem, ânimo e perseverança para continuar nessa trilha profética.
- O Evangelho nos mostra a coragem de João Batista de dizer a verdade e de resistir e a sua fé inabalável em Deus. Aqui não se pretende evidenciar nem os vícios de Herodes, nem a malícia de Herodíades e nem sequer a leviandade da filha. O que se busca é dar realce à figura de João Batista, como “aquele que prepara o caminho do Senhor” e, de outra parte, mostrar como esse grande profeta, o último do Antigo Testamento e primeiro no Novo Testamento, leva a bom termo a sua missão, sofrendo o martírio. Como ele, empenhemo-nos em preparar os caminhos do Senhor, em viver a coragem profética, a fé inabalável em Deus, a recusa à hipocrisia do poder e a determinação em cumprir, com frutos, a missão que Deus nos confia.
- Para refletir: Vivo com profetismo, ou seja, com fé inabalável, confiança em Deus e testemunho da verdade a missão que Deus me confia? Em que a celebração do martírio de João Batista alimenta a minha fé?
Oração
Ó glorioso São João Batista,
pregador corajoso e coerente da verdade,
intercede por nós e por todos que,
na Igreja,
são chamados a exercer a missão profética.
Que eles a exerçam com clareza,
com coerência de vida e coragem,
dispostos a selar com o próprio sangue
o seu testemunho.
Que se assemelhem a ti, a fim de prepararem
os caminhos do Senhor.
E que o fogo da caridade divina
arda em nossos corações,
para sermos zelosos e perseverantes
no testemunho do seu amor
e no serviço da reconciliação.
Amém.
- Para hoje: pedir a graça da perseverança, confiando no Senhor: “Eu estou contigo para te defender” (Jr 1,19).
Pe. Marcelo Moreira Santiago