O desejo do coração de Deus é o de congregar a todos nós no amor de seu Filho Jesus. Para tanto, ele dispensou a nós os cuidados de uma terna mãe a quem, hoje, proclamamos com o título de Senhora do Rosário, ou Senhora da coroa de flores, pois rosário significa exatamente coroa de flores. Originalmente o Rosário foi pensado para oferecer 150 rosas à mãe do Senhor fazendo um paralelo com os 150 salmos da Bíblia.
Nossas ave-Marias rezadas com fé são flores oferecidas a nossa Mãe a fim de que nos conceda a graça de amarmos seu Filho acima de tudo, além de sabermos guardar todas as coisas de Deus no coração! Assim como Maria permanecia unida com os Apóstolos, em comum oração, desde o tempo das primeiras comunidades, ela continua em nossa companhia, fazendo-nos compreender que Deus faz maravilhas e que toda nossa vida deve ser engrandecer o seu nome para sempre.
Do diálogo amoroso e sincero com o anjo enviado por Deus, Gabriel, Maria coloca-se à disposição do Senhor com a confiança de quem se entrega, por amor, ao amor de Deus, ainda que não compreendesse tudo de uma vez só. Mas não duvidou, somente quis saber como o Senhor efetivaria seu plano de amor. Não se incha de orgulho ou se envaidece, mas humildemente torna-se corredentora da humanidade por permitir que em si a obra de Deus gerasse frutos de salvação para toda a humanidade.
O Espírito Santo quer continuar a obra que o Senhor começou e quer confirmar na Igreja de Cristo que somos nós, o mistério amoroso da presença do próprio Cristo. Confiemos nossa vida ao Senhor e ajudados pela terna Mãe e Senhora do Rosário, contemplemos o coração Sagrado do seu Filho e repitamos com fé: Senhor, manso e humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao vosso.
QUESTÃO NORTEADORA: (para ser respondida mais com o coração e a vida do que com a razão e o pensamento)
ORAÇÃO À NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO
Ó Maria, Virgem do Santo Rosário, minha Mãe querida e auxílio sempre oportuno, a vós me dirijo suplicando que eu pratique a devoção do Rosário com espírito de fé e caridade, a fim de que eu seja digno das promessas de Cristo e, por meio do meu testemunho de oração, seja sinal de esperança e luz neste mundo envolto em tantos males. Vos suplico pela paz no mundo, pela Igreja, pelas famílias, pelos marginalizados e excluídos e por todos aqueles que se encontram neste momento precisando de força e coragem diante dos desafios da vida. Vos agradeço pelas graças alcançadas por meio da preciosa oração do Rosário e pela vossa presença constante em minha jornada. Recebei o pedido que confiante vos faço neste momento e apresentai-o ao vosso Divino Filho, amém.
Diác. Robson Adriano