- A primeira leitura, tirada do livro da Sabedoria, é dirigida a todos quantos querem participar no dom da sabedoria. “Amai a justiça” (v. 1) é o primeiro convite. Amar a justiça implica a conformidade total de pensamento, vontade e obras, com a vontade divina, tal como ela se manifesta nos preceitos da Lei e na voz da consciência. O justo é sábio; o ímpio é insensato. Os insensatos não acreditam e tentam pôr Deus à prova (v. 2ss.) Os “pensamentos perversos” levam os insensatos à morte (Sb 1, 16). Mas a sabedoria conduz à vida. A sabedoria é amiga dos homens (v. 6). Deus, que bem conhece o coração do ser humano, por Ele criado, é o único capaz de o guiar pelo caminho da vida, graças ao dom da Sabedoria. É esta sabedoria que devemos buscar, pois ela nos guia com suavidade e força, ensinando-nos o caminho para chegarmos a Deus, e para estabelecermos uma relação correta de uns com os outros.
- No Evangelho, Lucas nos apresenta três temas da pregação de Jesus: o escândalo, o perdão, a fé. O discípulo deve ter a preocupação de não provocar escândalo, que leve alguém a se afastar do caminho iniciado. Trata-se do caminho evangélico. Por isso, Jesus lança um dos seus “ai”. O Mestre não pode aceitar o comportamento de quem põe em risco a sua salvação e compromete a dos outros, sobretudo a dos “pequenos” (v. 2). Se é preciso evitar o escândalo, também é preciso conceder o perdão a todos (vv. 3-4). O perdão é sinal de verdadeiro amor. É no perdão que se revela o amor de Deus para conosco. Jesus, que é a encarnação histórica do amor de Deus que oferece o perdão àqueles que dele precisam. Ao terminar o ensinamento, Jesus elogia a fé que mesmo pequena, pode mostrar toda a sua força. Os discípulos pedem um aumento da sua fé. Jesus responde-lhes falando da eficácia de uma fé genuína (v. 6). Peçamos essa graça a Deus.
- Para refletir: Busco a sabedoria, deixando-me conduzir pela ação do Espírito Santo? Sou coerente na vivência, à luz da fé, no seguimento de Jesus? Vivo com misericórdia e compaixão a vida e a missão que Deus me confere? Tenho fé?
Oração
Senhor, Pai santo,
infunde no meu coração a tua sabedoria divina,
que lance na minha vida
a luz da tua palavra,
e afaste as luzes enganosas das
minhas inclinações naturais.
Aumenta, Pai santo, a minha fé,
para que possa conhecer-me verdadeiramente
e conhecer-Te,
para que possa conhecer o amor e a misericórdia
d´Aquele que veio, não para os justos,
mas para os pecadores
e que nos ensinou
a amar a todos, até aos nossos inimigos.
Amém.
- Compromisso, à luz da fé: praticar a vida de amor e de reparação que Nosso Senhor espera de mim.
Pe. Marcelo Moreira Santiago