ACOLHER É EVANGELIZAR!
Venho, em nome da Paróquia Sagrado Coração de Jesus e da Comissão da Província Eclesiástica de Mariana para o Meio Ambiente agradecer, aos grupos paroquiais das três paróquias de cidade de Mariana: Catedral, N. Sra. Aparecida e Sagrado Coração de Jesus por todo empenho, entrega e doações para que nada faltasse a esta Romaria. Desde o apoio e comprometimento dos padres da cidade e dos distritos; a acolhida feita pela pastoral familiar, EAC e EJC; as equipes que cuidaram do café e do almoço; dos que participaram das iniciativas da animação litúrgica; como as pessoas que acolheram nosso pedido para que doassem recursos e alimentos para o café partilhado; os que acolheram em suas casas e comunidades os missionários/as; os que acolheram o convite para que viessem participar desta Romaria, celebrando o Jubileu dos Atingidos e Atingidas, nesse Ano Jubilar.
Também muito agradecemos os Centros Arquidiocesano e Regional de Pastoral que se tornaram espaços de acolhida, acompanhamento e de articulação, durante toda a semana, para os trabalhos da coordenação, além de oferecer alimentação e logística. De mesmo modo às Casas de formação da filosofia e da teologia do Seminário Arquidiocesano de Mariana, pela acolhida dos missionários/as, de bispos, padres e leigos. Uma ajuda muito importante no processo de construção e implementação desta Romaria.
Foram mais de 4.000 pessoas presentes a esse evento, e muitas instituições e órgãos públicos também ofereceram o seu apoio.
Agradecemos, igualmente, a Prefeitura de Mariana, na pessoa de seu prefeito, Sr. Juliano Vasconcelos Gonçalves e dos secretários. Contamos com o apoio das secretarias de esportes, eventos e comunicações; secretaria de educação; secretaria de saúde; secretaria de segurança pública e do meio ambiente e do SAAE. Esse apoio logístico e de infraestrutura foi fundamental para o bom andamento da 8ª Romaria das Águas e da Terra da Bacia do Rio Doce, trazendo um caráter cívico e institucional, com Mariana, oficialmente, acolhendo esse evento.
Destacamos, pela Câmara dos Vereadores, o apoio do Vereador Sr. Pedro Henrique da Paixão Sousa, realizando um papel de mediação em favor da Romaria, também o apoio do Vereador Fernando Sampaio de Castro e da vice-prefeita, Sra. Sônia Maria Loth Marton Azzi.
Outra participação importante foi a do comércio local. Deles, recebemos ajudas financeiras e doações em apoio à Romaria. Obrigado a vocês por se somaram a nós, manifestaram solidariedade e se propuseram a nos ajudar.
Foi uma construção de muitas mãos, traduzindo o espírito da Romaria de ser um evento coletivo, arregimentando pessoas e instituições, comunidades eclesiais, lideranças institucionais e governamentais, sociais e ambientais, organismos públicos, todos unidos em torno de uma causa: a da ecologia integral, no compromisso com a vida humana e do meio ambiente, ouvindo o clamor de todos, a começar do grito da terra e dos pobres, especialmente, em toda a nossa extensa Bacia do Rio Doce.
Você, meu irmão e minha irmã, sinta nessas palavras um reconhecimento muito grande do seu apoio, uma gratidão imensa por ter se somado a essa causa. Como membro da coordenação, vivi uma alegria enorme por ver a resposta de nosso povo, de nossa cidade e por tudo que foi realizado. Deus seja louvado por todas as iniciativas e as pessoas envolvidas nesta Romaria!
Deus os recompense e continue abençoando suas vidas, suas famílias e suas atividades. Trabalhemos por um mundo melhor, no diálogo interativo da criatura humana com o meio ambiente. Tudo está interligado e somos todos guardiões, cuidadores, diante da obra da criação que Deus nos confiou.
Obrigado! Obrigado! Obrigado!
A vida em primeiro lugar!
Pela coordenação, fraternamente,
Pe. Marcelo Moreira Santiago