Celebramos a manifestação de Jesus a todos os homens e mulheres… O Menino do presépio é uma “luz” que se acende na noite do mundo e atrai a si todos os povos da terra. Essa “luz” encarnou em nossa história e em nosso mundo, iluminou os caminhos dos homens e os conduziu ao encontro da salvação e da vida definitiva.
“Onde está o rei dos judeus que acaba de nascer?
Vimos a sua estrela no oriente e viemos prestar-lhe homenagem” (Mt 2, 2)
Graça a pedir:
Crescer na identificação com Jesus de Nazaré, de tal forma
que possamos assumir o seu Projeto de vida e de missão
em nosso dia a dia, com firmeza e confiança.
- Coloque-se diante de Deus... Faça silêncio interior... Invoque, em sua oração, o Espírito Santo...Reze, em seguida, confiante: “Senhor e Criador, que os meus sentimentos, desejos e ações estejam ordenados somente para Ti”.
EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO MATEUS 2,1-12.
- Leia o texto bíblico bem devagar, sem pressa, atento a cada palavra e frase... deixe que as palavras e imagens encham o seu coração...
Imagine a cena bíblica...
- O significado da palavra Epifania (manifestação) e a presença dos magos do oriente (pagãos) simbolizam o amor divino que abarca a humanidade inteira...
- A salvação oferecida pelo Pai, trazida pelo Filho e realizada pela ação do Espírito Santo alcança a todos aqueles e aquelas que se encontram com o coração aberto e disponível.
- O texto bíblico possibilita nosso olhar, a partir do coração, e acompanhar, de perto, os diferentes personagens e as paisagens. Entre na cena do evangelho
Meditando a Palavra...
- A busca dos magos e o seu peregrinar, para nós cristãos, hoje, sinalizam o modo de proceder de quem acredita em Jesus Cristo e deseja viver a sua vida e realizar a sua missão enraizado n’Ele, como discípulo missionário, segundo o seu modo de ser e de proceder.
- Contudo, quando existe uma reta intenção na busca e o desejo de encontrar-se, verdadeiramente, com o Deus da vida, os obstáculos e dificuldades são superados e os enganos desvelados.
- Vou lhe dizer uma coisa: em nossa vida e em nosso seguimento a Jesus precisamos estar atentos aos sinais e às estrelas que nos ajudam a encontrar o caminho que conduz sempre mais para Jesus Cristo.
- Onde e como busco a Jesus Cristo, o Salvador? ...
- Os magos do Oriente tinham a estrela como guia em seu caminho de busca. Pense, em sua vida, o que ou quem tem exercido o papel da estrela que guia você até Jesus Cristo?... Por certo, tem muita gente, agradeça então... recorde-se destas pessoas...
Reze confiante ao Senhor...
Ó Deus,
que hoje revelastes o vosso Filho Unigênito às nações,
guiando-as pela estrela,
concedei benigno a nós
que já o conhecemos pela fé,
viver com amor sincero,
cumprindo, com frutos, nossa missão nesse mundo
e, um dia, contemplar, a vossa face no céu.
Amém.
Contemple essa Palavra em sua vida...
- O episódio da visita dos magos ao Menino de Belém, narrado no evangelho de Mateus, é um episódio de grande beleza, que rapidamente se tornou muito popular entre os cristãos.
- Na verdade, Mateus não pretende descrever uma visita de personagens importantes ao Menino do presépio, mas sim apresentar Jesus como o enviado de Deus Pai, que vem oferecer a salvação de Deus aos homens e mulheres de toda a terra.
- Além de uma catequese sobre Jesus, este relato recolhe duas atitudes que se vão repetir ao longo de todo o Evangelho:
- São Mateus anuncia, desta forma, que Jesus vai ser rejeitado pelo seu Povo, mas vai ser acolhido pelos pagãos, que vão fazer parte do novo Povo de Deus.
- O itinerário seguido pelos “magos” reflete a caminhada que os pagãos percorreram para encontrar Jesus:
- Os presentes que os magos oferecem ao Menino, nos recordam quem é aquela criança:
- Somos chamados, como os magos, a oferecer a esse Menino-Deus os nossos presentes...
Revisando...
-No Evangelho, vemos a concretização dessa promessa: ao encontro de Jesus vêm uns “magos” do oriente, que representam todos os povos da terra…
- Os “magos”, depois de se encontrarem com Jesus e de o reconhecerem como “o Senhor”, “regressaram ao seu país por outro caminho”.
- Conclua rezando, de modo especial, por todo trabalho evangelizador e missionário da Igreja, em levar a todos os povos e nações a “Boa Nova” de Jesus...Reze um Pai-Nosso e uma Ave-Maria...
- Pra repetir, em seu coração, com o mesmo desejo de fazer como os magos: “...retornaram para a sua terra, seguindo outro caminho” (Mt 2.12).
Pe. Marcelo Moreira Santiago