Párocos

PÁROCOS DA PARÓQUIA SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS - MARIANA

Cônego Antônio de Pádua

Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Assunção, quando o então Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Oscar de Oliveira, fez o desmembramento, erigindo a Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em 14 de abril de 1988. Com muita dedicação e abnegação, o Cônego Antônio de Pádua continuou conduzindo os trabalhos das duas paróquias.

Padre Ângelo Mosena

Padre Ângelo Mosena, missionário italiano, jesuíta, veio para Mariana juntamente com o amigo Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida, na época de sua nomeação, em 1988. Trouxe nova linguagem e ação pastoral, uma busca pela organização paroquial à luz do Concílio Vaticano II, por meio dos grupos de reflexão, da organização das pastorais e das comunidades de forma descentralizada da matriz. Todavia, padre Ângelo veio a falecer em um trágico acidente ocorrido em fevereiro de 1990.

Com o falecimento de padre Ângelo Mosena, a paróquia foi atendida em caráter de emergência, por Monsenhor Vicente Dilascio e Cônego Paulo Dilascio (Sagrado Coração de Jesus/Colina), pelo padre José Cassimiro (Rosário/ Mariana) e pelo padre Alec Pauchét (Canela, Antônio Pereira e Samarco)

 

Padre Antônio Silva da Paixão

Carinhosamente chamado de padre “Nequinho”, foi o segundo pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, tendo assumido a paróquia no dia 1º de setembro de 1990.  Deu continuidade e ampliação à organização das comunidades em forma de rede, ao fortalecimento dos trabalhos pastorais e à organização de novos grupos de reflexão. Padre Nequinho auxiliou o amadurecimento da fé dos leigos e leigas pelos diversos cursos de formação e pela realização de retiros, além de ter dado início ao primeiro curso de Teologia para leigos da paróquia.

Padre Valdemar de Oliveira

Conhecido por todos como padre “Bozó”, foi nomeado administrador paroquial em julho de 1993 e, posteriormente, pároco da paróquia Sagrado Coração de Jesus em 1º de janeiro de 1996. Assumiu a paróquia com muita coragem e trouxe ainda mais dinamismo ao trabalho pastoral. Deu grande impulso à organização das CEB’s,  aos grupos de reflexão e às pastorais.

Padre José Julião da Silva

Assumiu a paróquia em 22 de fevereiro de 1999. Foi o pároco que respondeu pela paróquia por mais tempo. Deu continuidade aos trabalhos existentes na paróquia, procurou fortalecer a identidade paroquial. Grande incentivador da igreja Matriz, promotor e incentivador das festas religiosas.

Padre Luiz Cláudio Vieira

Assumiu a paróquia no dia 30 de janeiro de 2009, deu continuidade aos trabalhos pastorais, dando grande impulso à participação nas Assembleias Paroquias, participou da dedicação da Igreja Matriz, da

Elevação do Santuário de Nossa Senhora da Lapa, de Antônio Pereira, incentivou a implantação da Infância e Adolescência Missionária(IAM), a Iniciação Cristã, a PASCOM, a Pastoral Sociotransformadora, a Festa da Caridade, a Caminhada da Família e o I Congresso Missionário, entre outras atividades.

Padre Geraldo Barbosa

É o atual pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, assumiu a paróquia no dia 15 de julho de 2015. Com grande zelo, dá sequência aos trabalhos pastorais e grande incentivo aos grupos de reflexão. Deu um novo impulso aos trabalhos de organização e conscientização sobre Fé e Política na paróquia, entre outras atividades. Em 2015, o pároco, Geraldo Barbosa participou, com diversas lideranças da arquidiocese, da 10a Romaria da Floresta, na Prelazia do Xingu, em memória do assassinato/martírio de irmã Dorothy.

 

Ao longo desses 31 anos, a Paróquia Sagrado Coração de Jesus foi abençoada também pela atuação destes vigários paroquiais que estiveram ao lado dos párocos, com prestimosa atuação.

Padre Márcio Antônio Paiva

Cônego Lauro Sérgio Versiani Barbosa

Padre Geovane Luis da Silva (atualmente bispo auxiliar na Arquidiocese de Belo Horizonte)

Monsenhor Roberto Natali Starlino

Padre Ronaldo Gomes Chaves

Padre Marcelo Moreira Santiago

Padre Tarcísio Sebastião Moreira

Padre Magno José Raimundo Murta

Padre César Eduardo de Assis Moreira

Padre Bráulio Sergio Mendes

Padre Edvaldo Antônio de Melo

Padre Euder Daniane Canuto

Padre Luiz Carlos Ferreira

Padre Enzo dos Santos



© 2018 | Desenvolvido por Masterix Sistemas