O perfeito amor joga fora todo medo, nos ensina o final da primeira leitura de hoje. Mas de qual perfeição nos ensina a leitura? Da perfeição de amarmos por sermos amados. E a prova do amor de Deus, todos compreendemos: seu Filho! Jesus é a revelação do Pai. Sem Jesus Deus não passaria de uma criação de nossa imaginação e de nosso sincero desejo de conhecê-lo, mas não passaria de um ponto da nossa imaginação. Jesus nos garante a verdade do amor de Deus e de nossa capacidade de conhecê-los se estivermos inseridos nele, o Filho único do Pai. Permanecer em Jesus é permanecer em Deus, e permanecer em Deus é amar como ele nos amou.
Mas em vários aspectos nossa vida neste mundo pode tornar-se difícil e desafiadora. Inúmeras circunstâncias podem nos fazer fraquejar na fé, na esperança e na fidelidade ao amor de Deus, fazendo-nos colocar em xeque esse amor por nós e sua assistência benfazeja. Inúmeras dificuldades podem querer fazer soçobrar nossa embarcação!!
É neste momento que temos de confiar no Mestre e em sua palavra: Coragem, sou eu, não tenhais medo! (Evangelho). E esta palavra deve bastar-nos, para na confiança em Deus, tomarmos a atitude de quem sabe em quem depositou sua confiança.
Tempos difíceis existem para que aprendamos, na confiança, a termos uma fé inquebrantável, uma esperança indubitável, e um amor sincero e verdadeiro como o Senhor tem por nós e nos provou em seu Filho Jesus. Em um dos menores versículos da Bíblia, o senhor nos revela inteiramente a nós: DEUS É AMOR! E quem ama permanece em Deus e joga fora todo medo! Avancemos.
QUESTÃO NORTEADORA: (para ser respondida mais com o coração e a vida do que com a razão e o pensamento)
Nas dificuldades da vida, sou capaz de confiar no Senhor e, na oração, buscar coragem e discernimento para tomar as melhores decisões amparado pelo Espírito de Deus?
ORAÇÃO: Deus de amor e de bondade que nos cumulastes dos dons espirituais de que necessitamos para sermos perfeitos em vosso amor, socorrei-nos em nossas fraquezas dando-nos a graça de lançar fora todo medo e de vos amar com todo o nosso coração. Amém.
Diác. Robson Adriano