Hoje celebramos a festa de Sant´Ana e São Joaquim, pais de Maria Santíssima. Reconhecemos neles as raizes da santidade de vida de Nossa Senhora.
Os nomes deles não aparecem nos Evangelhos canônicos e nem sabemos de nenhum fato extraordinário, mas conhecemos a filha deles. Jesus mesmo nos recorda que conhecemos a árvore pelos seus frutos, assim, observando Maria, vemos o trabalho de seus pais.
Comemoramos, pois, o dia dos avós e dos idosos. Devemos sempre agradecer nossos avós e perceber a missão deles em nossa vida. Cada idade tem sua importância, aqueles que carregam a marca dos anos, são grandes referências para nós uma fonte d bênçãos para nossas comunidades.
A Palavra de Deus nos ajuda a reconhecer a importância de honrar nossos antepassados. Além do quarto mandamento se referir ao cuidado dos pais, o trecho do livro do Eclesiástico da primeira leitura de hoje, nos apresenta a missão da família de permanecer fiel à Aliança. É reconhecendo o legado dos antepassados que se constrói um povo forte na fé.
O Evangelho de Mateus, no trecho apresentado, apresenta-nos Jesus dando uma bem-aventurança. Ele apresenta esta razão de alegria quando se refere aos que escutam com generosidade a Palavra de Deus.
Diante da interrogação sobre como Jesus ensinava, ele nos mostra a importância de experimentar a presença de Deus vivo no meio de nós. Assim, ele ressalta que o que os discípulos fazem parte de uma história de pessoas de esperança e de uma revelação progressiva de seu amor.
Para refletir: Tenho valorizado, ou melhor, como posso valorizar os ensinamentos de meus antepassados e aprender com os erros?
Pe. Thiago José Gomes