- A Palavra de Deus, neste domingo, nos convida a optar por valores que nos humanizem, que deem profundidade à nossa vida, que nos abram à fraternidade e que nos tornem testemunhas e anunciadores do mundo novo querido por Deus. Nossa vida não pode ser alicerçada na soberba, na ambição, na ganância, na arrogância e na obsessão pelas honrarias, mas na humildade, na simplicidade e na gratuidade.
- A primeira leitura, do Livro do Eclesiástico, exorta os fiéis a viverem segundo os valores dos antepassados, a rejeitarem a soberba e a escolherem a humildade. Dessa forma, agradarão a Deus e aos homens. A humildade não é o valor dos fracos, dos vencidos, dos que não têm a coragem de lutar para conquistar o mundo. Ela é o valor dos que compreendem a lógica de Deus e se dispõem a servir e a amar os seus irmãos e irmãs. Aqui reside o segredo da vida e da felicidade.
- A segunda leitura, da Carta aos Hebreu, convida aos que se marcam pela fé a reavivarem a sua opção por Cristo. Afinal, a experiência cristã é uma experiência que nos leva até Deus, que nos insere na família de Deus, que nos faz entrar na Jerusalém celeste, que nos irmana aos “santos” cujos nomes estão inscritos no céu. O caminho cristão, no seguimento de Jesus, como seus discípulos missionários, é uma experiência feliz e libertadora, que devemos acolher com entusiasmo e compromisso.
- O Evangelho nos faz entrar em casa de um fariseu que tinha convidado Jesus para a “refeição de sábado”. Aos convivas que lutavam pelos “primeiros lugares”, Jesus fala de humildade e de simplicidade. Ao dono da casa, rodeado de amigos unidos pela mesma rede de interesses, Jesus convida a sair fora daquele círculo exclusivo e privilegiado, para abraçar o amor gratuito e desinteressado a todos. Humildade, simplicidade, amor universal, acolhimento misericordioso de todos são valores, segundo Jesus, a partir dos quais será possível construir o Reino de Deus.
- Para refletir: Procuro viver com mansidão e humildade? Minha vida tem sido uma opção autêntica por seguir Jesus – caminho, verdade e vida? Dou testemunho da minha fé vivendo com gratuidade, entrega e em espírito de serviço? O que me pede a Palavra de Deus hoje? ...
Oração
Deus criador e mestre do universo,
proclamamos a grandeza do teu poder
e, ao mesmo tempo,
a humildade do teu Filho Jesus.
Ele se tornou pequeno para nascer entre os homens
e aceitou a humilhação suprema, a da cruz.
Nós Te pedimos
que o teu Espírito nos impregne,
que Ele nos livre do orgulho.
Vós que nos chamas a avançar
mais alto,
dai-nos a graça de viver com humildade,
mansidão e gratuidade,
sob a vossa graça e bênção, Senhor.
Amém.
- Para hoje: concluindo o mês das vocações, pedir a Deus a graça de viver, com frutos, e com perseverança, o chamado que Ele lhe faz. Evangelizar é preciso!
Obrigado a todos, rezem por mim!
Pe. Marcelo Moreira Santiago