Pastorais

CATEQUESE

“A catequese para todos e todas as idades” é a meta da Dimensão Catequética de nossa paróquia, querendo ser anúncio de Jesus Cristo, fazendo a verdadeira experiência de fé. Com base no PLANO ARQUIDIOCESANO DE CATEQUESE, buscamos a passagem de uma catequese sacramentalizadora para uma catequese evangelizadora, tendo Cristo como centro e referência de todo processo catequético, em que a metodologia catequética seja contextualizada a partir da vida do catequizando. Para corresponder à missão evangelizadora da Igreja, por meio de uma catequese atenta aos sinais dos tempos, voltada para a realidade do ser humano e impregnada da espiritualidade que brota da Trindade Santa, almejamos suscitar e alimentar uma verdadeira paixão pela catequese, mediante uma organização adequada e eficaz. Uma catequese acolhedora é também uma catequese transformadora, um verdadeiro processo de educação da fé, que nos lança, em cheio, no coração da mensagem revelada: Jesus Cristo. Somente quem ama e segue Jesus Cristo consegue perceber o valor de sua vida e de sua mensagem.  A partir desses pressupostos, não ensinamos doutrinas apenas, mas também favorecemos a experiência do encontro com o Deus Vivo, o contato pessoal com Jesus, Salvador e Redentor da humanidade.

COORDENAÇÃO PAROQUIAL:

Silvania Aparecida de Paula Gonçalves – Tel.: 35571973/ 98332-7256- Sil.paulagoncalves@hotmail.com

Cíntia Luísa Oliveira Silva da Mata – Tel.: 98839-8918 / 98225-3292 / email: cintialuoliveira@gmail.com

 

 

FORMAÇÃO PERMANENTE

A formação é uma característica importante da paróquia. Em 2013, a paróquia deu início a uma escola de formação permanente e itinerante, antecedida desde 2010, pela inauguração do Centro de Estudos Teológicos (CETE) para formação de leigos.

COORDENAÇÃO PAROQUIAL:

 

BATISMO

Sacramento pelo qual Deus nos acolhe como filhas e filhos amados. Nos primeiros tempos da paróquia, havia uma equipe promotora do curso de Batismo. Atualmente, os encontros de preparação são feitos por acolhimento em todas as comunidades, havendo ao final um “encontrão” paroquial.

COORDENAÇÃO PAROQUIAL:

Marinete da Silva Souza Soares e Wanderson Martins Do Espiríto Santo Soares- 35583780 / 996250254

 

INICIAÇÃO CRISTÃ

COORDENAÇÃO PAROQUIAL:

Darcy do Rosário Ferreira Gomes – Tel.: 3558 – 1069 / 99961 – 0076 / email: darcyfgomes@yahoo.com.br

Elizabeth de Oliveira – Tel.: 3557 – 3826

 

DÍZIMO

Aos olhos da fé, o dízimo é um dos caminhos que nos aproximam de Deus.  Não é uma esmola, mas sim parte do fruto do trabalho, é o reconhecimento de que se recebemos é porque Deus nos abençoa, é um gesto de agradecimento. Na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, a opção pelo Dizimo e a organização da equipe paroquial da Pastoral do Dízimo está presente desde o início de sua fundação.

COORDENAÇÃO PAROQUIAL:

Wilson da Paixão – Tel.: 3558-3674 / 98772-2510

 

GRUPOS DE REFLEXÃO

Os grupos de reflexão são um novo jeito de ser igreja. São realizados nas casas com o objetivo de viver e conhecer a palavra de deus com as famílias. É a forma mais forte de evangelização da igreja católica, a reunião nas famílias. Grupos de reflexão é uma catequese uma missão permanente, porque revitaliza as comunidades. São um modo moderno de ser igreja, em pequenas comunidades e que permitem a seus frequentadores crescerem juntos na fé, no convívio fraterno, na formação de pessoas para atuarem nas pastorais, na visitação das casas, na confraternização, no conhecimento mútuo enfim os grupos de reflexão é uma verdadeira igreja em saída.

COORDENAÇÃO PAROQUIAL:

Maria Teresa de Paula – Tel.: 98390-6962

 

PASTORAL FAMILIAR

A Pastoral Familiar visa defender o respeito à dignidade da família, seus direitos e deveres. Está presente na Paróquia Sagrado Coração de Jesus desde 1994. Atua na preparação de noivos por acolhimento, Encontro da família jovem, Encontro de namorados, auxilia na Catequese, na Pastoral da juventude e nos casamentos comunitários. A Pastoral Familiar realiza anualmente a Semana Nacional da Vida, da Família e a Caminhada da Família.

COORDENAÇÃO PAROQUIAL:

Márcio Aurélio da Ressurreição Silva e Cacilda Jaqueline Braga Ferreira

Tel.: 3557-1225 / 985865687/ 98443-4482

Darcy Pereira de Carvalho e Osilene Gonçalves Magalhães

Tel.: 98884-4343 / 3557-1063 / email: darcypc60@gmail.com

 

ENCONTRO DE CASAIS COM CRISTO (ECC)

A Paróquia Sagrado Coração de Jesus, consciente de que a renovação da sociedade e do próprio povo de Deus depende da família, e buscando também contribuir para o bem da família, propõe aos casais mais uma oportunidade de encontro com o Cristo. Já foram realizados na paróquia vários encontros de casais com Cristo (ECC), de primeira, segunda e terceira etapa, resgatando o amor, o perdão e a paz na família.

COORDENAÇÃO PAROQUIAL:

LIGAÇÃO SETORIAL

Evaldo André da Fonseca Ramos e Elenice das Dores Venâncio Ramos – Tel.: 98500-4136 / 98011-3229 / email: evaldoramos45@yahoo.com.br / elenicevenancio23@yahoo.com

 

 

PASTORAL DA JUVENTUDE

Presente na paróquia desde a sua criação. Atualmente, a coordenação tem buscado integrar as diferentes expressões que trabalham com a evangelização dos jovens, sejam elas as pastorais ou movimentos, criando um espaço de partilha e unidade para que cada vez mais nossa paróquia conte com o protagonismo juvenil.

COORDENAÇÃO PAROQUIAL:

 

PASTORAL DA ACOLHIDA E MISSÃO

A Pastoral da Acolhida se apresenta como uma estratégia que possibilita o contato direto com as pessoas que, quando são fortalecidas na fé, assumem um papel ativo na Igreja. O próprio Jesus Cristo também foi acolhido em Jerusalém, quando entrou na cidade de Jerusalém uma grande multidão o acolheu com ramos verdes nas mãos o aclamando como o Filho de Davi (Mc 11,9). Promover a integração e a fraternidade entre todas as pessoas na comunidade, tendo sempre como modelo inspirador a pessoa de Jesus Cristo, é o principal objetivo da Pastoral da Acolhida.

COORDENAÇÃO PAROQUIAL:

Ana Maria da Paixão Rocha – Tel.: 3557-3311 / 99793-9819 / email: apaixaorocha@yahoo.com.br

 

PASTORAL DA SOBRIEDADE

A Pastoral da Sobriedade é uma ação concreta da Igreja que evangeliza pela busca da Sobriedade como um modo de vida. Pela Terapia do Amor trata todo e qualquer tipo de dependência. Propõe mudança, por meio da valorização da pessoa humana.

COORDENAÇÃO PAROQUIAL:

Eloísa Helena Pereira – Tel.: 98468-0513

 

PASTORAL CARCERÁRIA

A Pastoral da Sobriedade é a ação concreta da igreja na prevenção e recuperação da dependência química. É uma ação pastoral conjunta que busca a integração entre todas as Pastorais, Movimentos, Comunidades Terapêuticas, Casas de Recuperação para, através da pedagogia de Jesus-Libertador, resgatar e reinserir os excluídos, propondo uma mudança de vida através da conversão.

COORDENAÇÃO PAROQUIAL:

 

VICENTINOS

O trabalho social sempre foi uma das grandes marcas da Paróquia Sagrado Coração de Jesus. Contamos com a presença da Sociedade São Vicente de Paula em diversas comunidades, além de destinarmos parcela do dízimo à dimensão social.

COORDENAÇÃO PAROQUIAL:

José Emilio Madaleno – Tel.: 3557-2753 / 98884-7525

 

PASTORAL SÓCIO-TRANSFORMADORA

A Igreja é sinal na história do amor de Deus para com os homens e da vocação de todo o gênero humano à unidade na filiação do único Pai. A Paróquia Sagrado Coração de Jesus, respondendo a esse chamado, busca propor à comunidade marianense um humanismo integral e solidário, capaz de animar uma nova ordem social, econômica e política, fundada na dignidade e na liberdade de toda a pessoa humana, a realizar-se na paz, na justiça e na solidariedade. Para efetivar essa missão, a Paróquia Sagrado Coração de Jesus estruturou a Pastoral Sociotransformadora que tem como objetivo contribuir, à luz da Palavra de Deus e das Diretrizes Gerais da CNBB, para a transformação dos corações e das estruturas da sociedade em que vivemos, desenvolvendo atividades concretas que viabilizem essa transformação social. Assim, a Pastoral Sociotransformadora procura integrar em suas atividades a fé e o compromisso social, a oração e a ação, a religião e a prática do dia a dia. Dessa forma, desenvolvemos mecanismos que contribuem para a promoção da vida humana. Um deles é a Festa da Caridade, que todos os anos acontece no primeiro final de semana do mês de maio, com o apoio das comunidades, representadas pelas diversas pastorais e movimentos, e também com o apoio da Prefeitura Municipal de Mariana. A festa da Caridade, uma promoção da Paróquia Sagrado Coração de Jesus – Mariana, visa fortalecer, animar e consolidar o trabalho social da Igreja, com a efetiva participação das 16 comunidades que compõem a Paróquia, cujo objetivo é minorar o sofrimento dos mais necessitados.

 

COORDENAÇÃO PAROQUIAL:

Ana Maria Guimarães e Silva – Tel.: 3557-1844 / 98800-6621 / email: amariags50@gmail.com

Walter Pavão de Souza – Tel.: 3557-2472

 

DIMENSÃO LITÚRGICA E MINISTÉRIOS

O termo “Liturgia” deriva do grego e significava uma ação, obra ou serviço realizado em favor do povo, da comunidade, da vida das pessoas. Hoje, a palavra “liturgia” é usada ao designar os ritos cristãos. A liturgia, portanto, é uma bela forma de tocar e ser tocado por Deus. A celebração da Liturgia da Igreja é a expressão da ação redentora de Deus no mundo, na história e no coração do ser humano. A Liturgia da Igreja só tem sentido a partir da nossa vida de comunhão com o Pai. Ela expressa ritualmente aquilo que vivemos no coração. É da experiência de Deus em nossa vida e na história, que nasce a expressão simbólico ritual que celebramos e expressa a beleza do processo da salvação cristã.

As atividades da Pastoral Litúrgica têm um embasamento teológico. Ela é chamada a fazer uma ação concreta em favor da vida litúrgica, embasada numa mística de serviço. Supõe trabalho comunitário e um jeito de entender e viver a Igreja, bem como uma forma de participação na comunidade. A Dimensão Litúrgica compõe-se das equipes de Pastoral Litúrgica Paroquial e as equipes de liturgia ou de celebração. Portanto, envolve as equipes ministeriais, isto é, ministros da Palavra, ministros da Eucaristia, equipes de cantos e demais equipes envolvidas nas celebrações dos sacramentos e na celebração eucarística.

COORDENAÇÃO PAROQUIAL:

Victor José Bráz de Souza – Tel.: 99731-6965/ email: victorsouza102@gmail.com

Rosany Cecília de Sena – Tel.: 985725137 / 35584170 - email: rosany.sena@yahoo.br

 

RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA (RCC)

Iniciada no bairro Colina, no final da década de 1980, com um Grupo de Oração nas casas. Em 1999, passou a se promovido o Terço da Libertação, na igreja do Rosário, em Mariana, e, recentemente, é também realizado o Terço dos Homens em algumas comunidades. Atualmente, existem distintos grupos de oração, sendo também realizados o Seminário de Vida no Espírito, atividades de evangelização na cadeia, nas praças, encenação da Semana Santa, entre outras práticas.

COORDENAÇÃO PAROQUIAL:

Cleber Efigênio Fernandes – Tel.: 98603-7325 / 99917-2101 / email: cleberfernandes@gmail.com

 

APOSTOLADO DA ORAÇÃO, LEGIÃO DE MARIA, MOVIMENTO MÃE RAINHA, SAGRADA FACE

Todos esses movimentos são associações leigas que se fazem presentes em quase todas as comunidades de nossa paróquia e se reúnem para momentos de orações e louvores.

COORDENAÇÃO PAROQUIAL:

Maria do Carmo Ozório Ramos -99697-2266 (Apostolado da Oração)

Olinda do Rosário Araújo Câmara -99869-1678 (Mãe Rainha)

Redelvina Rômulo dos Reis – Tel.: 3558-1554 (Legião de Maria)

 

INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA MISSIONÁRIA (IAM)

Obra que se fortalece e ganha força nas comunidades por meio das crianças e adolescentes. Foi fundada em 1843, estando ligada às Pontifícias Obras Missionárias. Encontra-se presente e mais de 10 comunidades de nossa paróquia e vem despertando um novo ardor missionário nas crianças, que passam a envolver a todos com seu jeito “missionário de ser”.

COORDENAÇÃO PAROQUIAL:

Mariene Imaculada da Silva Metzker – Tel.: 98229 – 2790

Marli Marinho da Silva Rocha – Tel.: 99657-7876 / email: marlimarinho3@gmail.com

 

JUVENTUDE MISSIONÁRIA

COORDENAÇÃO PAROQUIAL:

Maria Marta Fontes – Tel.: 3557-2313 / 98872-8313 / email: mariamartafontes@yahoo.com.br

 

PASTORAL DA COMUNICAÇÃO

Busca fortalecer a comunhão e dinamizar as atividades paroquiais, para levar a Boa-Nova para todos sem distinção. Foi responsável pelo Informativo Paroquial enquanto era produzido na paróquia. É também responsável pelo site paroquial, além de outros meios de divulgação.

COORDENAÇÃO PAROQUIAL:

Isânia das Graças Silva Santos - Tel.: 98491-2826 / email.:isaniagsilva@yahoo.com.br

Denise Maria de Sales Neto Freitas - Tel.: 985995428 / email.: denisesalne@ gmail.com

 

TERÇO DOS HOMENS

O movimento do "Terço dos Homens", existe na paróquia Sagrado Coração de Jesus a mais de cinco anos. Esse movimento reúne semanalmente homens de diversas idades para a reflexão da Palavra de Deus e oração do Santo Terço. Existem grupos atuantes em quase todas as comunidades de nossa paróquia.
 



© 2018 | Desenvolvido por Masterix Sistemas