Quando compreendemos, de fato quem é Deus e o quanto ele quer nos realizar, compreendemos consequentemente que só a dois caminhos colocados por ele diante de nós: o andar segundo os seus preceitos, nos quais encontramos prazer e alegria, ou o andar na roda dos perversos e zombadores, que é o caminho dos malvados.
Os que andam pelos caminhos do Senhor são conduzidos por seu Espírito e suas obras não são as obras da carne, e não herdarão o Reino de Deus. Pois são bem diferentes as obras do espírito, seus frutos de amor, alegria, longevidade, benignidade, bondade, mansidão, lealdade e continência.
Tudo isto, as obras do Espírito, aprendemo-las com Cristo que nos ensinou a crucificar as obras da carne, e com elas as más inclinações de paixões e desejos, a fim de procedermos segundo o Espírito, na liberdade de Filhos de Deus.
Não divisarmos as obras da carne e as obras do Espírito é agirmos como fariseus ou mestres da lei que se escondem por trás de uma roupagem de religiosidade, mas vivem o contrário da essência do amor e do temor do Senhor.
QUESTÃO NORTEADORA: (para ser respondida mais com o coração e a vida do que com a razão e o pensamento)
Procuro discernir constantemente entre as obras do Espírito e as obras da carne e procuro aplicar-me a vencer minhas paixões e desejos desordenados?
ORAÇÃO DO MÊS DE OUTUBRO: Ó Deus, que pelo vosso Espírito educais nossas paixões e nossos desejos a estarem sempre a serviço do bem e do amor, convertei-nos a cada dia mais a fim de que nossa vida reflita a grandeza de nossa vocação para o céu, por Cristo Senhor nosso, amém.
Diác. Robson Adriano F. D. e Silva