Último dia de nosso retiro espiritual online
Bendigo a Deus por esse tempo de graça e bênção, em que vivendo os tempos de Advento e Natal, estivemos celebrando nosso retiro espiritual online. Concluo, hoje, comemorando 35 anos de vida sacerdotal. A ordenação sacerdotal de Pe. Paulo Barbosa e minha aconteceu em Barbacena, na Igreja-Matriz de São Sebastião, no dia 6 de janeiro de 1990. Ajude-me a agradecer, rezando uma Ave Maria. Obrigado a você.
“O povo que jazia nas trevas viu uma grande luz. Para os
que jaziam na região sombria da morte levantou-se uma luz” (Mt 4,16)
Graça a pedir:
Crescer na identificação com Jesus de Nazaré, de tal forma
que possamos assumir o seu Projeto de vida e de missão
em nosso dia a dia, com firmeza e confiança.
- Coloque-se diante de Deus... Faça silêncio interior... Invoque, em sua oração, o Espírito Santo...Reze, em seguida, confiante: “Senhor e Criador, que os meus sentimentos, desejos e ações estejam ordenados somente para Ti”.
EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO MATEUS 12-17.23-25.
- Leia o texto bíblico bem devagar, sem pressa, atento a cada palavra e frase... deixe que as palavras e imagens encham o seu coração...
Imagine a cena bíblica...
- Se na liturgia de ontem tínhamos a estrela como a luz a guiar os passos dos magos do oriente até o menino Deus, hoje temos o mesmo Jesus sendo reconhecido como aquela luz que ilumina as nossas trevas.
- Em meio ao jugo da opressão assíria, Isaías, com suas palavras, alimenta a fé e a esperança em dias melhores ao anunciar que as trevas da escravidão serão iluminadas pela ação salvífica de Deus.
- Em meio à injustiça da prisão de João Batista, Jesus dá início à sua missão, chamando-nos à conversão e anunciando o Reino dos céus com palavras e gestos.
- Observe atentamente a cena evangélica...
Meditando a Palavra...
- Depois da prisão de João Batista por Herodes, Jesus deixa Nazaré e fixa residência em Cafarnaum, na Galileia dos gentios, que outrora fora ocupada pelosassírios (733 a. C).
- Segundo São Mateus, Jesus começa a pregação do Reino de Deus na Galileia dos gentios porque tem em mente a missão universal da salvação.
- Depois, Jesus percorre as sinagogas, prega “o Evangelho do Reino” e realiza milagres “curando entre o povo todas as doenças e enfermidades” (v. 23).
- Jesus é o verdadeiro Servo de Deus que carrega sobre si as enfermidades de toda a humanidade (Is 53, 4).
- Jesus Cristo tem sido para você luz que ilumina a vida e seu peregrinar no mundo? De que forma você sente, percebe a presença de Jesus Cristo em sua vida? Como você reage diante dos momentos de trevas que dificultam o seguimento a Jesus Cristo? ...
Reze confiante ao Senhor...
Senhor Jesus,
ao nasceres em Belém, não só renovaste o gênero humano,
mas também o esplendor do próprio sol,
trazendo esperança e vida a todos aqueles que jazem nas trevas do erro.
Tu és o fim da história humana porque, por meio de Ti, a salvação é dada a todos os homens e mulheres.
Nós Te agradecemos pela tua palavra, a Boa Nova do amor do Pai,
com que vieste salvar-nos e pelo exemplo de vida concreto que nos deste,
quando viveste no meio de nós.
Que o testemunho da nossa vida cristã se torne irradiação de amor para com os irmãos e irmãs
que ainda não Te conhecem ou vivem no erro.
Nós Te agradecemos porque a tua Palavra, proclamada há tantos séculos,
ainda hoje continua viva e penetrante, capaz de renovar os nossos corações,
e a nossa relação contigo e com os nossos irmãos e irmãs.
Aumenta a nossa fé na tua Palavra
para que possamos tomá-la a sério,
fazendo dela critério de discernimento dos fatos e dos problemas da vida que tanto nos afligem.
Que, iluminados pela tua Palavra, possamos tornar-nos luz para todos quantos Te buscam de coração sincero,
e conforto para com todos os que sofrem.
Amém.
Contemple essa Palavra em sua vida...
- O tema de Cristo luz do mundo é o aspecto teológico mais antigo e mais presente na liturgia de Natal, especialmente na celebração da meia-noite.
- O Evangelho retoma o tema da luz.
- Este aspecto divino e humano é fundamental na revelação de Jesus.
- Temos, assim, um sinal decisivo para avaliar as nossas inspirações.
- Acomunhão com Cristo, ou a união com Ele, é fundamental em nossa vida decristãos.
- Estar em comunhão, estar unido a Cristo é acreditar n´Ele, fiar-se n´Ele, deixar-se transformar por Ele, aceitá-lo como modelo de comportamento: “Dei-vos o exemplo para que façais como Eu fiz” (Jo 13, 15).
- O encontro com Cristo, especialmente na Palavra e na Eucaristia, realiza a nossa união com Ele, a comunhão com Ele, que nos dão confiança e ardor, lançando-nos “pelos caminhos do mundo ao serviço do Evangelho”, para levarmos a sua luz a todos os que ainda jazem nas trevas e sombras da morte, e nos tornarmos bons samaritanos da humanidade.
Revisando...
- Para conhecermos a vontade de Deus, precisamos de praticar o discernimento. (vejo aqui algo muito importante, para todos nós, em tempos de conflito, agressões à Igreja, polarizações...)
- O Apóstolo também sugere algumas atitudes fundamentais para alcançar esse objetivo: a oração, como compromisso pessoal em realizar o que Ele manda (v. 22); a profissão de fé autêntica em Cristo Jesus; a caridade ativa em favor dos irmãos e irmãs.
- Conclua rezando um Pai-Nosso e uma Ave-Maria... peça a Deus a graça do discernimento e da perseverança...
- Pra repetir, em seu coração, faço uso, ao final de nosso retiro espiritual, das palavras de Jesus, iniciando sua pregação: “Convertei-vos, porque está próximo o Reino do Céu” (Mt 4, 17)...
- Muito obrigado a você que nos acompanhou em todo esse tempo. Espero que as reflexões tenham ajudado você. Nossa proposta não é, propriamente, de trazer respostas, mas de ampliar horizontes da vivência e testemunho da fé, numa espiritualidade contemplativa e operosa, de quem se faz, no seguimento de Jesus, discípulo missionário.
Muito obrigado. Hoje 35 anos de vida sacerdotal. Ajude-me a agradecer...
Pe. Marcelo Moreira Santiago